domingo, 20 de abril de 2008

Finalmente India: primeira parada Rishikesh!



























Tenho certeza de que quem nunca veio, não pode fazer idéia do que realmente é isso aqui. A começar pela lenda de que acontecem coisas totalmente inesperadas e que mudam tudo, com todo mundo que resolve vir pra India passar um tempo. E essas coisas acontecem pouco antes de você vir, no caminho ou aqui. Se é verdade eu não sei, mas pelo menos comigo (e mais um monte de pessoas que já conheci aqui), essa lenda funcionou: cheguei aqui sozinho! Nunca penser que seria assim... Cheguei sozinho por uma combinação de imprevistos. Quando cheguei no aeroporto, além de o taxi não estar com a placa com meu nome, me esperando, eu não conseguia sacar dinheiro com o meu cartão. Ou seja, sem dinheiro e sem transporte. Ali bateu um desespero... Mas acabei conseguindo achar o taxi, depois de mais de 1 hora rodando, e parti direto para Rishikesh, junto com Miguel (um português bem brasileiro) e Tadany (um gaúcho separatista). Duas grandes pessoas!
As estradas na Índia são um capítulo a parte, inacreditável!! A pista da auto-estrada (que teoricamente deve ser das melhores aqui, pois é uma das "grandes") tem a largura de uma pista de mão única no Brasil com acostamento. Mas aqui, é claro que são mão-dupla. Se fosse só isso tava tranquilo... Além de todos os tipos de bichos (vacas, búfalos, macacos, camêlos e dizem que até girafas e elefantes) andando tranquilamente pelo meio da pista, todos os tipos de veículos também vão pela estrada: tratores, charretes, auto-rikshaws, cycle-rikshaws, pessoas a cavalo, etc. Mas o que realmente dá medo é que aqui o que "ordena" o trânsito é famosa lei do mais forte. Caminhões e ônibus ultrapassam e fazem o que querem quando querem. Seu carro ter que desviar, chegando a ter que ir para a areia fora da pista, quando vem um caminhão de frente pra você, na contra-mão, é tido como normal aqui. Outra particularidade do trânsito aqui é que buzinar aqui é onda. Todos os caminhões e rikshaws tem escrito atrás "Blow Horn" ou "Horn Please". Ainda não entendi muito bem, mas parece que além de servir pra "organizar" o trânsito, eles usam a buzina como cumprimento, se passar por qualquer carro ou pessoa, tem que buzinar!!
Depois desta tradicional recepção indiana, cheguei a Rishikesh, que foi minha primeira cidade na Índia.
Como já dá pra perceber, a partir de agora, ao invés de somente fotos, começarei a compartilhar minhas experiências, relatos de aulas e reflexões.
Mas tenham certeza, só estando aqui pra entender...

Nenhum comentário: