quinta-feira, 1 de março de 2012

Reflexões Pós "Felicidade"

Este texto se baseia em reflexões que fiz, logo após ler o excelente livro do Eduardo Gianetti, cujo título é "Felicidade". Recomendo a todos que gostam de uma boa leitura filosófica, baseada em dados. Incrível o livro!!

Escrito em 14/04/2011:

"Eu, sempre racional e planejado, me deparo com a seguinte constatação: "Sem se passar do ponto, nunca saberíamos de qual era o ponto!" Simplesmente genial!! Simples e genial!

Andei pendendo para o outro lado, "esquecendo" a racionalidade e me entregando totalmente aos sentimentos. Uma espécie de auto-experimento. Muito sofri e muito aprendi!

Mas recentemente, por novamente perceber que estava me jogando de cabeça em algo ilógico, cuja base era apenas o sentimento e que justamente este, era negado por outrem que se diz muito emocional e nada racional... Me vi no paradigma dos círculos do yin-yang (o pequeno círculo branco envolto na metade negra e o pequeno círculo negro envolto na parte branca). Como reação, busquei voltar para o outro polo, onde sempre estive confortável: a racionalidade. Mas desta vez, não me confortou... As explicações lógicas que elaborei para mim mesmo, não me bastaram. E pior, se mostraram rídiculas quando expostas a pessoa que era justamente objeto da entrega e da fuga.

Hoje sei que passei do ponto, e passei nos dois extremos. Hoje entendi que ao fazê-lo, posso agora dizer que conheço o(s) ponto(s). O que em nada me garante que não os ultrapassarei novamente... Mas que sim, me garante que se o fizer, será por livre escolha. Seja ela deliberada, velada ou inconsciente!

E disso saio reforçado e reforço verdades que sempre repeti e que agora as compreendo em outro nível de profundidade:
"Viver é a melhor escola."
"Só o viver modifica o vivido."
"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"
"O sábio não tem idéia", e agora sou livre para optar!
"A felicidade não está numa estação de chegada, mas sim nas curvas do caminho." E que se este caminho não alternar os opostos, ninguém será capaz de dizer que é realmente feliz! Ou que conhece a felicidade em sua plenitude!!!"

Nenhum comentário: