terça-feira, 18 de novembro de 2008

Badrinath - Vasudev Temple







Badrinath é uma cidade sagarda quase na fornteira com o Tibet. Nela o Veda Vyas ficou alguns anos fazendo tapasya (se privando das facilidades da vida mundana) e foi lá, em uma caverna que ele recitou o Mahabarata (mais importente épico indiano, onde esta contida a Bhagavad Gita) e Ganesh (um discípulo dele) transcreveu o Mahabarata em folha de palmeira. São mais 100.000 versos em Sânscrito e um conhecimento único na parte da Gita. Só por isso ja vale conehcer o lugar.
Mas além disso o lugar é lindo, com um rio (que compõe o sistema que da origem ao Ganges)completamente cristalino, com montanhas nevadas lindas (dá pra ver o quarto maior pico do mundo - Nilkanth, que é um desses que aparece nas fotos). E lá fica o templo de Vasudev, que foi recuperado por Sankara do domínio dos Budistas. Algumas pessoas não sabem, mas o norte da India viveu um período Budista. Quando o emperador Ashoka se converteu ao Budismo e o norte da India foi convertido em massa. Nesta época o conhecimento dos Vedas (que é a fonte de riqueza desta cultura) estava perdido e as pessoas presas somente as formas (rituais). Mas Sankara recuperou a essência deste conhecimento e disseminou-o novamente pela India, reduzindo a praticamente zero o numero de Budistas na India, através somente de artgumentação lógica. Ele costumava desafiar os sábios de outra religião ou escola filosófica para uma disputa racional e sempre vencia, fazendo com que os outros naturalmente se convertessem e passassem a estudar Vedanta. Por isso Sankara é considerado o Guru de todos os Gurus atuais.
O templo todo colorido que aparece na foto é o templo que Sankara recuperou dos Budistas e recolocou a imagem de Visnu onde sempr esteve até o s Budista retirarem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Amigo Yatri:

O templo, as fotos e a história em questão referem-se a Badrinath:)

Kedarnath fica um pouco mais acima,
sendo dedicado ao Senhor Shiva.

Igual, parabéns pelas lindas fotos e inspiradores relatos.

Hari Om !!!