sábado, 15 de novembro de 2008

Rishikesh Novamente








No trem fui conversando com uma típica família indiana, esses que estão na foto são os filhos. O moleque era uma peste.

Voltar a Rishikesh foi ótimo! Foi incrível rever este que foi o primeiro lugar que fui na Índia, agora 8 meses depois. Mergulhar novamente no Ganges foi incrível e voltar a vida de Ashram também. Pois eu realmente curto essa vidinha pacata de estudo e meditação somente.
Cheguei aqui no dia do Dipavali, que é ano novo Hindu. A data é tão importante que até os livros de contabilidade das empresas terminam o período neste dia (27 Outubro). No Dipavali se deve deixar o passado para trás, para dar espaço para o futuro que lhe aguarda. Eu fiz a minha parte. Mergulhei no Ganges e imaginei todo meu passado ficando pra trás, sendo levado pelo rio, me deixando leve e vazio para o futuro. Neste dia todo mundo solta fogos, até os Swamis... heheheh
Olha como funciona a cabeça dos indianos. Como era um dia tão importante e em Rishikesh que é uma cidade sagrada, onde milhares de pessoas vão para se banhar no Ganges, que é a parte mais importante da data, perguntei para pessoas que moram em Rishikesh a vida inteira, onde era o melhor lugar para assistir a festa. As pessoas aqui nem entendem esse tipo de pergunta. A resposta de todos, foi que não tem lugar melhor, que tudo fica onde está mesmo. Isso mostra como a cabeça deles é diferente da nossa. A festa, por mais importante que seja, não é para a pessoa, para ela desfrutar, é uma coisa da família, é um evento religioso (no bom sentido da palavra, de tradição, de fazer o que é adequado).

Mas depois de uma semana meu primo Micael chegou e então saímos do Ashram e ficamos num hotelzinho em frente ao Ganges em Laxman Julha que é a segunda ponte depois de RIshikesh. Foi ótimo também, curtir RIshikesh como turista e não como estudante de Vedanta.

Nenhum comentário: