domingo, 11 de maio de 2008

Trajeto Rishikesh-Shimla









Eu e Manu fomos de Rishikesh até Shimla num trajeto furada (dica de uma agência de viagens de Rishikesh... Nunca aceite dicas de indiano na Índia!!). Pegamos um trem na segunda pior classe, (ninguém no Brasil pode fazer ideia do que é a segunda pior classe de um trem na India) de Haridwar (cidade perto de Rishikesh) até Ambala, são 3 horas de viagem, sem ar condicionado, num puleiro. Nessa classe nós éramos a atração, todos se amontoaram ao nosso lado para ficar olhando os ocidentais e eles olham sem piscar. Constrangedor!! Parecia que éramos a única televisão da cidade passando final de copa de mundo... Engraçaado agora que já passou... hehehehehe

Em Ambala, que é uma estação grande, bem baguncada e suja como todas, esperamos 2,5hs lá (descobrimos como canto de passarinho pode ser incômodo, quando é cantado por milhares de passarinhos ao mesmo tempo... Ensurdecedor!!) e depois pegamos outros trem até Kalka. Esse trem fomos numa classe com ar condicionado e pessoas razoavelmente normais. Bem melhor!!

Dormimos em Kalka, que é uma cidade que não tem nada além da estação de trem que leva para Shimla. Dormimos na suite presidencial do hotel (R$15), que era bem ruinzinha... Na janela tinha um vidro faltando e durante a noite bateu um vento bem frio, vindo das montanhas. Fomos tentar tampar a janela e acabamos derrubando outro vidro (a foto acima do quarto, mostra a engenhoca que fizemos pra diminuir o vento).
No dia seguinte pegamos o trem pra Shimla. A estrada de ferro e os trens que levam ate Shimla sao de 1903, quando Shimla era a capital da India durante o verão (pois os ingleses não aguentavam o calor de 45 graus de Delhi). O trajeto demora 5 hs, mas poderia ser feito em metade do tempo, se o trem não parasse de 10 em 10 min pra os inidianos comerem besteira nas estações... Como indiano come besteira enquanto viajam... Um nojo!!

Nenhum comentário: