quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Algum lugar em Sumba








Pra ver como é a vida né?! Acordei cedo em mais um dia em Bali ainda na minha primeira semana e estava indo surfar em Bingin de carro. Um cara que estava na mesma pousada que eu perguntou se podia ir comigo. Então esse cara vem pra Indonésia a mais de 20 anos e conhece tudo. Disse que tava indo pra um Secret Spot em Sumba e disse que como eu tinha sido gente boa de lhe dar uma carona, se eu quisesse eu poderia ir também. Oportunidades assim não batem na porta 2 vezes. Voltando de Bingin já comprei a passagem e parti no dia seguinte de manhã.

Sumba é a ilha da Indonésia menos amigável para turistas. Até 1950 quase não houve contato com a população de lá. Pra ter uma idéia de como o negócio lá ainda é tribal, em 1998 (10 anos atrás) teve uma guerra entre mais de 3000 homens de tribos diferentes. Guerra de espadas. por sinal, quase todo mundo lá usa uma espada na cintura. Doideira!!

A praia que fomos tem uma vila pequena que moram umas 40 pessoas (incluindo as crianças). Afoto de uma rua acima, é a rua principal às 14hs. E aqui tem uma praia paradísiaca com altas ondas. A casa que ficamos só tem 4 cabanas, ou seja, se chegar lá e já tiver gente, já era. Tem que voltar. E sempre na noite do primeiro dia que alguma pessoa de fora está lá vem o rei da vila (Raja) pra vocÊ pedir autorização pra ficar na vila dele. Pra ajudar na aprovação você dá Rp 20.000 (que são uns R$4) pra ele.

A lenda local diz que a Sumba é onde existe uma escada concetando o céu e a terra e que os primeiros seres humanos desceram do céu por essa escada. Estando nesse lugar que fui, dá pra acreditar, porque é realmente o paraíso na terra. E o melhor de tudo, ainda é um paraíso preservado!! Ô sorte!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Biel,
tenho acompanhado sua viagem...que show!! Que lindas fotos e que bela experiencia de vida. Continue aproveitando ao máximo e não nos deixe sem notícias, ok?
Haroldo, meu patrao está por aí desde 10 de agosto e volta dia 01 agora. Pelo q li vcs estão curtindo as mesmas ondas...Caso queira fazer um contato com ele me diga por e-mail q te passo o celular dele. Outro amigo q partiu para aí na 2af foi Antonio, amigo de Mari e Aninha, quem sabe vcs se esbarram? Bjs e se cuida
Lola