Anotações durante as aulas do Swami Paramarthanandaji em 30/10/2008:
"Nunca olhe uma relação como fonte de felicidade. Sempre olhe uma relação como meio de crescimento interno (ou espiritual para alguns).
A felicidade de uma pessoa depende de um infinidade de fatores que são imprevisíveis. Logo, numa relação essa impredictabilidade será ao quadrado, pois dependerá de fatores imprevisíveis vindos de ambos os lados. E assim sua felicidade se torna a coisa mais frágil do mundo. Desta forma você nunca terá uma relação estável, pois sempre haverá um fator que estará abalando essa relação.
Então como uma relação pode contribuir para o crescimento interno? O nosso problema essencial é a nossa sensação de solidão (que é fruto de nossa percepção de ser limitado) e a única solução para este problema é o auto-conhecimento. Mas para poder buscar este conhecimento é necessário um certa calma, paz. E nisso uma relação estável pode ajudar bastante. A relação serve como essa ajuda para se ter a paz intermediária que lhe permite buscar esse conhecimento. Pois sem nenhuma relação estável, ninguém consegue ter uma estrutura pscicológica estável.
Além disso, nós nascemos para exaurir nossos Punyas e Papas. E alguns punyas e papas só podem ser exauridos com alguns tipos de relações. E encarando as relações desta forma, você está seguindo de acordo com a Lei do Karma e consequentemente você está alinhado com o Dharma.
Um terceiro benefício das relações é desenvolver Titksa (tolerância). Pois faz parte das qualidades do Adikari Sama e Dama e para elas Titksa é essencial. E mesmo o Jivanmuktah precisa de Titksa para aceitar seu Prarahbda Karma e exaurí-lo. E na velhice Titksa é essencial, pois é a única coisa que pode fazê-lo administrar bem sua velhice (pois seu livre-arbítrio vai aos poucos e gradualmente diminuindo). Além disso um dos métodos usados por Bhagavan para aprendermos é o sofrimento. E sem Titksa ninguém aprende com o sofrimento, pois sem Titksa o sofrimento só perturba a mente. E uma mente perturbada não pode aprender nada.
Em por último e mais importante, para se tornar um contribuidor para a sociedade (e isso faz aprte do crescimento espiritual) as relações são essenciais. Pois para contribuir de fato, é necessário um grupo de pessoas e você vai precisar se relacionar com todas elas. Segundo as escrituras 3 fatores são básicos (que são no mínimo 3 seres humanos com relações saudáveis que juntos criam um time) e 2 mais podem ser necessários para fazer qualquer trabalho nobre (Mani e devoção)
Uma vez que na cultura védica o casamento tem como objetivo o crescimento, não há Lua de Mel. Pois, uma vez casados a caminhada rumo ao crescimento já começa e não há tempo para se iludir. Já no ocidente, onde o casamento tem como objetivo a felicidade, é natural que se comece pela Lua de Mel. Porém, não há como ficar fora do mundo (ficar na lua) o tempo todo e naturalmente o casal voltará a terra e os problemas começarão, pois eles estão um buscando a felicidade no outro."
(Swami Paramarthanandaji)
"Nunca olhe uma relação como fonte de felicidade. Sempre olhe uma relação como meio de crescimento interno (ou espiritual para alguns).
A felicidade de uma pessoa depende de um infinidade de fatores que são imprevisíveis. Logo, numa relação essa impredictabilidade será ao quadrado, pois dependerá de fatores imprevisíveis vindos de ambos os lados. E assim sua felicidade se torna a coisa mais frágil do mundo. Desta forma você nunca terá uma relação estável, pois sempre haverá um fator que estará abalando essa relação.
Então como uma relação pode contribuir para o crescimento interno? O nosso problema essencial é a nossa sensação de solidão (que é fruto de nossa percepção de ser limitado) e a única solução para este problema é o auto-conhecimento. Mas para poder buscar este conhecimento é necessário um certa calma, paz. E nisso uma relação estável pode ajudar bastante. A relação serve como essa ajuda para se ter a paz intermediária que lhe permite buscar esse conhecimento. Pois sem nenhuma relação estável, ninguém consegue ter uma estrutura pscicológica estável.
Além disso, nós nascemos para exaurir nossos Punyas e Papas. E alguns punyas e papas só podem ser exauridos com alguns tipos de relações. E encarando as relações desta forma, você está seguindo de acordo com a Lei do Karma e consequentemente você está alinhado com o Dharma.
Um terceiro benefício das relações é desenvolver Titksa (tolerância). Pois faz parte das qualidades do Adikari Sama e Dama e para elas Titksa é essencial. E mesmo o Jivanmuktah precisa de Titksa para aceitar seu Prarahbda Karma e exaurí-lo. E na velhice Titksa é essencial, pois é a única coisa que pode fazê-lo administrar bem sua velhice (pois seu livre-arbítrio vai aos poucos e gradualmente diminuindo). Além disso um dos métodos usados por Bhagavan para aprendermos é o sofrimento. E sem Titksa ninguém aprende com o sofrimento, pois sem Titksa o sofrimento só perturba a mente. E uma mente perturbada não pode aprender nada.
Em por último e mais importante, para se tornar um contribuidor para a sociedade (e isso faz aprte do crescimento espiritual) as relações são essenciais. Pois para contribuir de fato, é necessário um grupo de pessoas e você vai precisar se relacionar com todas elas. Segundo as escrituras 3 fatores são básicos (que são no mínimo 3 seres humanos com relações saudáveis que juntos criam um time) e 2 mais podem ser necessários para fazer qualquer trabalho nobre (Mani e devoção)
Uma vez que na cultura védica o casamento tem como objetivo o crescimento, não há Lua de Mel. Pois, uma vez casados a caminhada rumo ao crescimento já começa e não há tempo para se iludir. Já no ocidente, onde o casamento tem como objetivo a felicidade, é natural que se comece pela Lua de Mel. Porém, não há como ficar fora do mundo (ficar na lua) o tempo todo e naturalmente o casal voltará a terra e os problemas começarão, pois eles estão um buscando a felicidade no outro."
(Swami Paramarthanandaji)
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