sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Nemberala (Rote Island em West Timor)







Nemberala foi o primeiro pico que eu fui enquanto o Macarrão estava aqui. Nemberala é uma praia em Rote Island, que é uma ilha pequena que faz parte de West Timor (que ainda é Indonésia, Timor Leste é que é um país independente, na mesma ilha e que teve todos os problemas políticos...hehe). Pra chegar lá é uma peregrinação, vai de avião até a capital de West Timor (Kupang), dorme lá, no dia seguinte pega o Ferry rápido (3hs) até Rote Island, lá pega um Bemo (uma van, com interior adaptado pra ônibus), mais 2,5hs e finalmente você está em Nemberala.

Nemberala é uma pequena vila de pescador, que está crescendo devido ao turismo de surf. A onda é mais conhecida como T-Land (devido a similaridade com G-Land, pois é uma esquerda longa, com 3 picos também). Os 3 picos são: Peak (o primeiro e menor que rola uma seção tubular bem em cima da bancada de coral), Pyramid (no meio, onde a onda é mais longa, mas mais cheia) e Mountain (a onda é o dobro do tamanho de Peak, e quando fica grande fica tubular). Nemberala rola vento o dia inteiro, mas pelo menos é terral. Pegamos 3 dias muito bons lá, com um dos dias chegando a rolar umas séries de 7 pés em Mountain (aí rolava uns tubos). O crowd é bem tranquilo e fizemos a cabeça lá de tanto surfar!!
Ficamos hospedados no Mr. Thomas, uma figuraça que só sabe rir!! Bem barato e de frente pro pico. Conhecemos dois ingleses irmãos e um australiano muito figuras.

Nenhum comentário: