sábado, 13 de setembro de 2008

Pleasantville

É impressionante nossa incapacidade de simplesmente aceitar os acontecimentos da vida. Existe em nós um certo vírus, que sempre quer mudar as coisas ou fixá-las. Todo mundo quer fixar as coisas quando tudo vai bem. Todo mundo quer mudar tudo, quando as coisas vão mal.
Quando não acontece exatamente o que esperávamos, passamos um tempo enorme nos arrependendo, pensando como poderia ser diferente, ao invés de vivermos no presente e criarmos nosso futuro. Mas viver no presente não tem graça, isso está em nossas mãos. Por algum motivo, sempre queremos o que não temos.

Por outro lado quando acontece o que desejávamos, queremos parar o mundo. Nestes casos queremos eternizar momentos, sensações e emoções. Mas como isso não é possível, já começamos a nos preocupar em como mantermos daquela forma, o que iremos perder se as coisas mudarem, etc. Ou então no dia seguinte (semana ou mês dependendo do evento que proporcionou a felicidade), ficamos tristes pelo simples fato de não estarmos mais felizes com antes.

Será que ninguém consegue ver o problema aqui? Por que está mania de querermos sempre mudar as coisas como são? Tentamos mudar para que as coisas sejam como nós queremos. Queremos mudar as coisas muitas vezes, para que não mudem. Mas na verdade o problema essencial está no próprio fato de querermos, de projetarmos, desejarmos. Essa é a fonte de todos nossos problemas.

Mas agora imagine se todos pudessem mudar as coisas para o que querem? Se tivéssemos esse poder controlar o futuro, como seriam as coisas?

Ela quer terminar o namoro, ele quer continuar namorando. Como ficaria essa situação? Quem teria o direito de escolha? Se todos podem controlar o futuro, não deveria haver essa escolha, os dois deveriam poder escolher. Então a solução seria que os desejos das pessoas que se conhecem deveriam coincidir. Todos querendo as coisas em harmonia e, desta forma, podendo controlar o futuro. Neste caso, para possibilitar o controle do futuro o resultado seria uma vida muito da chata, monótona e previsível. Uma verdadeira Pleasantville.

Por isso o mundo é como é. E as coisas são como devem ser. Exercite as outras possibilidades e você verá que tudo, literalmente tudo, sempre aconteceu, acontece e vai acontecer da forma certa. Da melhor forma. E essa é a verdadeira harmonia, essa é a verdadeira ordem. Esse é Deus! E o ‘diabo’ está dentro de nós mesmos, nosso famoso ego, que fica desejando que as coisas sejam de determinada forma e projetando ali sua felicidade. Pois as coisas acontecendo da forma que queremos, o objetivo é ser reconhecido por todos, é nos aceitarmos, reforçarmos na falsa necessidade de singularidade.

A melhor forma de viver feliz e desta forma está em contato com a Ordem que está ao nosso redor o tempo todo é se render a realidade. Não se render resignado, mas sim aceitar com deslumbre e gratidão. Isso é reconhecer Deus e honrá-lo. Isvara está a todo momento presente na sua vida e no seu dia-a-dia, é só você olhar com cuidado, pensar de forma objetiva sobre vem acontecendo na sua vida que você verá Ele. Seja no prazer ou na dor, tudo acontece da melhor forma possível para o nosso crescimento, nosso amadurecimento. E é aqui que reside o problema, pois é aqui que temos escolha: você quer realmente amadurecer?

3 comentários:

Unknown disse...

A verdade é que na maioria das vezes a resposta é: não...mas há escolha?

Lefty disse...

Todos tentamos alcançar maiores objetivos cada vez, e isso é crescer, mas além das mudanças, crescer também é poder ser estável.
Gostei muito das fotos! Amo viajar e o mar.

Anônimo disse...

Ah, e a gente esqueçe de como é bom deixar a vida simplesmente fluir, aceitando, entregando, deixando que seja o que tiver que ser. Esse é o verdadeiro estado de relaxamento, é mais profundo...tudo relaxa em volta depois.