quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Tanah Lot






O hinduísmo aqui em Bali é muito interessante. Tem várias particularidades, a começar pelo fato de que além da tindade clássica Hindu (Brahma, Vishnu e Shiva), eles tem outro Deus, que é mais ligado a natureza. Além disso, aqui mais de 90% da população Sudra (a casta mais baixa) e na verdade a diferenciação de casta só tem uma função aqui: definir o papel de cada um nos rituais religiosos. Os Brahamanis são os sacerdotes e o resto só coopera com os mega rituais que eles fazem aqui constantemente. Mas o que eu achei mais interessante é que a estrutura social deles é toda comunal e a base disso é a religião. Todo mundo tem que trabalhar nos rituais pra casa, pra família, pra Vila e por fim pra Ilha. Os templos seguem essa mesma estrutura. Existe o templo da casa, da família, da Vila e da Ilha. As comemorações nos templos da Ilha são enormes e todo mundo de bali (95% é Hindu, ou seja, é quase todo mundo mesmo) travalha nesses eventos. A ilha simplesmente para.

Outra grande diferença é que aqui os altares estão quase sempre vazios, quase não há imagem das 4 deidades. Os altares são vazios pois são para os espíritos. Todo santo dia eles colocam oferenda 3 vezes por dia nos altares que me geral ficam ao redor da casa toda. As oferendas são para convidar os bons espíritos e afastar os maus. A natureza aqui é um fator importantíssimo (aqui há todo tipo de catástrofes naturais) e por isso os grandes templos sempre são tem objetivo de louvar os deuses das forças da natureza, para mantê-los satisfeitos.

Somente Tanah Lot e Uluwatu é que são os templos de Bali como um todo. Tanah Lot é o templo para o Deus do Mar e por isso ele foi construído nas pedras em cima da bancada de coral e que na maré cheia fica cercado pelo mar. É incrível! Pra mim Tanah Lot é disparado o templo mais bonito de Bali!!

Nenhum comentário: