terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Tirupati





Tirupati é o templo mais visitado do mundo. Mais visitado do que Meca e Jerusalém. Vão em média mais de 50.000 pessoas todo santo dia.
A deidade do templo é Balaji, uma dos avatares de Vishnu. Balaji era pobre e para se casar com a filha do rei pegou um empréstimo com Lakshmi (a deusa da fortuna que é esposa de Vishnu). E aqui se explica o motivo de este templo ser tão visitado. Se diz que ao doar dinheiro para Balaji, a pessoa está ajudando Balaji a pagar o empréstimo e como ele é um deidade, você recebe bons resultados (Punya) na sua vida. Por isso as pessoas vão aos milhares lá para doar dinheiro para receber Punya em troca. Esse é o templo que mais arrecada dinheiro no mundo. Eu vi um cara doar mais de 20.000 rúpias. Dizem que pessoas colocam colares diamantes, de ouro, etc.
Não sei porque razão, lá é tradicional raspar o cabelo de zero antes de ir para a fila do templo (que pagando pra pegar a fila especial, esperamos mais de 3hs e não pode tirar foto nenhuma). Fomos no dia do aniversário do Micael e ele resolveu raspar o cabelo também. Lá existe uma linha de produção de raspar cabelo, das 50.000 pessoas que visitam o templo todo dia, pelo menos umas 10.000 raspam o cabelo lá. O cara raspou meu cabelo e barba em menos de um minuto. Minuto esse que foi muito longo, pois o cara é muito grosseiro. Raspa tudo com navalha, numa velocidade bizarra, sem nem um sabãozinho pra suavizar. E quando te corta (e são muitos os cortes, né Micael?? heheheh), ele pega um negócio, tipo uma pedrinha e esfrega no corte. Aí sim dói, mas pára de sangrar.
Essa foi uma das experiências mais doidas na Índia...

Nenhum comentário: